A canção de Tim Maia ¨Quando o inverno chegar/ Eu quero estar junto a ti/ Pode o outono voltar/ Que eu quero estar junto a ti¨ é imensamente reveladora acerca da necessidade de nos aquecermos no inverno. Se nós, humanos, sentimos frio à noite, com os pets não é diferente: cachorros também sentem! Quando o inverno chega, essa necessidade de se manter aquecido aumenta. Sendo assim, quais cuidados devo ter com meu pet no inverno?
O frio pode afetar a saúde e o bem-estar dos animais. Pensando nisso, seguem algumas dicas de cuidados com seu pet durante as baixas temperaturas:
Vacinação em dia
Os ventos e as temperaturas baixas diminuem a imunidade e aumentam o risco de gripe e outras enfermidades. A vacinação é uma barreira imunológica a essas consequências.
Redução dos banhos
Diminua a frequência de banhos para que seu pet não fique tão exposto a choques térmicos. É importante que os banhos ocorram em períodos mais quentes do dia, para que o pelo tenha condição de secar completamente antes da hora do sono. A água deve ser morna e deve-se buscar secar o pelo para evitar propagação de parasitas.
Cuidado com a tosa
Os pelos são uma camada de proteção natural. Independente de qual raça tenha seu cãozinho, evite tosas muito baixas para que se mantenha a proteção.
Escovação diária
A escovação ajuda a reduzir a quantidade de banhos, pois proporciona a limpeza e a saída de pelos mortos. Além disso, é uma ótima hora do dia para proporcionar uma troca de carinhos entre você e seu bichinho. Cães e gatos amam ser escovados!
Prática de exercícios físicos
A realização de exercícios deve continuar durante o inverno. Ela mantém a saúde do animal, além de proporcionar a elevação da temperatura corporal e a alegria canina (tão importante para a manutenção da imunidade).
Alimentação adequada
Uma dieta equilibrada ajuda a manter a temperatura corporal. Caso tenha dúvidas sobre as quantidades e o tipo de alimento a ser oferecido nesta época, consulte um veterinário.
Uso de roupinhas
O vestuário para pet está cada vez mais fácil de ser encontrado, com diferentes estampas que promovem um momento de styling para seu pet, além de oferecerem o conforto da manutenção da temperatura. Atente-se para que a roupa seja confortável e não aperte a circulação, nem impeça a movimentação.
Cama aquecida
Cobertores e mantas são uma excelente pedida na caminha do cachorro em dias frios. Não coloque a cama diretamente no solo, use um tapete ou um papelão como isolante térmico por baixo. Além disso, se seu cachorrinho fica no quintal e não há como colocá-lo para dentro, a melhor maneira de protegê-lo do frio é confeccionando ou comprando uma casinha para que esteja amparado dos ventos gelados. Acrescente a roupinha e a cama com todo aparato para que ele tolere as baixas temperaturas.
A Funeral Diamond é uma funerária pet em BH e se preocupa com seu bichinho! Converse com a nossa equipe e fique por dentro de todos os serviços que oferecemos para você e seu pet!