Em um mundo onde nossos amigos de quatro patas são parte integral de nossas vidas, a segurança e o bem-estar deles são uma prioridade! Uma das tecnologias que se tornou cada vez mais popular é o microchip para cães e gatos. Mas, como qualquer tecnologia, o uso do microchip tem suas vantagens e desvantagens. É importante entender ambos os lados antes de tomar uma decisão informada.
Vantagens:
- Identificação permanente: O microchip é uma forma segura e permanente de identificação. Diferentemente de coleiras ou etiquetas de identificação, ele não pode ser facilmente perdido ou removido.
- Reencontro mais rápido: Em caso de perda, o microchip pode ser a chave para reunir você e seu animal de estimação. Quando um animal perdido é levado a um abrigo ou clínica veterinária, a leitura do microchip pode revelar informações de contato, acelerando o reencontro.
- Segurança adicional: Alguns microchips podem incluir funcionalidades de rastreamento por GPS. Isso pode fornecer uma camada extra de segurança, permitindo que você acompanhe a localização do seu animal de estimação em tempo real.
- Exigido em algumas situações: Em alguns lugares, como ao viajar internacionalmente, a identificação por microchip é obrigatória. Ter o microchip pode simplificar o processo de viagem com seu amiguinho de estimação.
- É para toda vida e não precisa de manutenção: O microchip só precisa ser colocado uma vez e funciona por toda a vida do bichinho. Além disso, não precisa de manutenção alguma.
Desvantagens:
- Custo inicial: A instalação do microchip e o registro podem ter um custo inicial considerável. No entanto, muitos tutores acham que o benefício de ter uma identificação permanente para seu animal de estimação supera esse gasto.
- Leitura do microchip: Para que o microchip seja eficaz, ele deve ser lido por um leitor específico. Isso significa que, se seu animal for encontrado por alguém sem acesso a um leitor de microchip, a identificação pode não ser utilizada.
- Falta de informações em tempo real: O microchip fornece informações de contato, mas não pode fornecer atualizações em tempo real sobre a localização do seu animal de estimação. Isso pode ser uma limitação em situações de busca.
- Não há um sistema de dados unificado no Brasil: Apesar do leitor seguir um padrão internacional, para que ela leia todos os microchips, o tutor deverá se cadastrar nos dois grandes bancos de dados em nosso país, para garantir que o leitor consiga buscar os dados.
Em última análise, a decisão de usar um microchip para seu cão ou gato é pessoal e depende das necessidades e preferências individuais. Muitos tutores consideram o microchip uma ferramenta valiosa para a segurança de seus amiguinhos, garantindo um reencontro mais rápido em caso de perda. É importante saber que o microchip é seguro e impossível de falsificar, além disso, não gera desconfortos em seus bichinhos.
Certifique-se de discutir suas opções com um veterinário de confiança e considerar o que é melhor para você e seu animal de estimação. A chave é garantir que seu companheiro peludo seja bem cuidado e protegido.
Seja qual for a sua escolha em relação ao microchip ou qualquer outra necessidade relacionada ao bem-estar do seu animal de estimação, lembre-se de que a Funeral Pet Diamond está aqui para apoiar você e seu companheiro peludo em todas as fases da vida.
Oferecemos atendimento 24 horas, na cidade de Belo Horizonte, para auxiliá-lo nos momentos delicados.