A palavra adeus soa devastadora, pois permeia o doloroso conceito do óbito. O fechamento de ciclos é considerado algo agradável quando estamos todos em vida e atingimos resultados que se atrelam às nossas vontades. Por outro lado, falar de fechamentos de ciclos quando isso significa falar de cuidados no momento de luto é tarefa árdua.
Pensar, em termos práticos, sobre o que fazer quando alguém morre é importante, já que estamos falando de algo que faz parte do ciclo existencial. Evidentemente, diversas são as circunstâncias que não perpassam nosso querer e que trazem consigo processos de dor, luto e burocracias.
Lidar com o fim não nos é ensinado nas escolas, tampouco na família. Isso não é temática da cultura ocidental. Portanto, internalizar as atitudes de como conversar com alguém de luto requer carinho, atenção e empatia para com o enlutado.
Algumas medidas são imprescindíveis para o bom andamento dos procedimentos. A primeiro delas é o atestado de óbito, que indicará a causa da morte (envelhecimento, doenças, acidente etc.).
O segundo passo é a emissão da certidão de óbito, que só pode ser emitida mediante apresentação do atestado de óbito. É possível emitir a certidão em cartórios de registro civil das pessoas naturais ou, no caso de Belo Horizonte, também no próprio Instituto Médico Legal, de segunda-feira a sexta-feira, entre 9h e 16h, o que é de grande relevância para evitar que a família tenha que se deslocar até o cartório. O IML-BH fica bem próximo à Funerária Diamond.
Depois disso, convém indicar a importância de encerrar contas e documentos. O Registro Civil e o Título de Eleitor são comumente cancelados de maneira automática. Já a Carteira Nacional de Habilitação requer o comparecimento ao Departamento de Trânsito (DETRAN) do Estado de origem para o cancelamento. Além disso, faz-se necessário cancelar contas bancárias, inclusive para evitar eventuais cobranças recorrentes.
Vale salientar também a importância da realização do inventário, de modo a indicar e regularizar o patrimônio deixado pelo ente falecido. Depois de um levantamento dos bens para descriminá-los em inventário, será feita a partilha de bens por intermédio de um documento denominado Formal de Partilha.
A Funeral Diamond possui serviços de funerária 24h, contando com uma equipe especializada para atendê-lo de maneira humanizada oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de despedida.
Temos também os serviços de funerária pet, para que você tenha com quem contar nesse momento conturbado e encontre tranquilidade na melhor destinação de seu bichinho de estimação.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!